O "PAS UEL" refere-se ao Programa de Atendimento à Sociedade da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que oferece diversos serviços e projetos para a comunidade. Existem diferentes áreas de atuação do PAS, abrangendo desde saúde, educação e cultura até de desenvolvimento tecnológico.
O Programa visa fortalecer a interação da Universidade Estadual de Londrina com o setor produtivo de Londrina e região por meio do desenvolvimento
de ações de empreendedorismo e inovação mediante a transferência dos ativos tecnológicos gerados na UEL e pela prestação de serviços tecnológicos, incluindo o design. Para tanto, o Programa pretende:
a) Desenvolver, estimular e apoiar o empreendedorismo inovador na comunidade da UEL;
b) Promover a transferência dos ativos tecnológicos patenteados ou não (tecnologias, métodos e processos) gerados na UEL para o setor produtivo, em especial para empresas de Londrina e região;
c) Estimular os docentes e pesquisadores para a prestação de serviços tecnológicos e de design para o atendimento às demandas do setor produtivo local e regional;
d) Promover a prestação de serviços tecnológicos pelas diferentes unidades da UEL, bem como realizar parcerias para melhor atender a essas demandas.
Como resultados da execução desse Programa, espera-se:
- Contribuir para o desenvolvimento das empresas de Londrina e região por meio das ações desenvolvidas pelo programa;
- Promover e despertar, na comunidade universitária o espírito empreendedor;
- Ofertar serviços de design em parceria com o SEBRAE;
- Proporcionar a efetiva interação entre a universidade e as empresas de Londrina e região;
- Inserção da AINTEC no cenário regional e nacional pela excelência dos seus serviços;
- Consolidar a implantação dos processos de transferência de tecnologias geradas pela comunidade da UEL para a sociedade.
A principal finalidade do NAFI é integrar o Centro de Educação Física e Esporte da UEL
com a comunidade universitária (alunos, professores e funcionários), dependentes e comunidade
externa mediante ações de atendimento no campo da atividade/exercício físico relacionado à saúde,
acompanhados e orientados por docentes e acadêmicos dos cursos de Educação Física e Esporte.
Também, pretende-se proporcionar campo de estágio para a formação profissional dos acadêmicos dos cursos de Educação Física e Esporte da Instituição.
No que tange a formação de treinadores, poucas vezes se questiona suas atribuições,
mas sim os modos de concretizá-la. Apesar de existirem poucos estudos que avaliam o
sistema de formação de treinadores, acredita-se existir enormes barreiras a se vencer
no sentido de aprimorar significativamente a formação científica, assim como as competências
profissionais dos treinadores.
Neste sentido, seu entendimento e explicação são gerados do domínio das informações das Ciências
do Esporte, e fundamentalmente pela habilidade e competência que o técnico esportivo tem em tratar
adequadamente esse conjunto de elementos presentes no ambiente de treinamento. Existe um jogo
constante entre as teorias que balizam o Esporte e o Treinamento Esportivo, em seu relacionamento
com as práticas dos técnicos.
É de se considerar que o decorrer do processo de treinamento de diferentes modalidades evidencia
cada vez mais o conhecimento das teorias que norteiam suas práticas, como também o desenvolvimento
e estímulo constante das competências do técnico para interagir com os problemas que se apresentam.
Neste sentido, o Projeto de Formação Continuada em Esportes visa discutir e oferecer condições para
fundamentar a profissão do treinador esportivo, bem como repensar a formação dos mesmos, garantindo desta
forma necessidades essenciais que permitam o desenvolvimento dos esportes, destacando princípios gerais da
formação de treinadores e as estratégias de formação, além disso, espera-se disponibilizar à sociedade um
espaço para acesso à produtos, serviços de assessorias e avaliações em Educação Física, Esporte e afins,
que possibilitem um amplo debate entre os profissionais de diversas áreas do conhecimento.
A missão do Sistema de Bibliotecas é:“Promover o acesso, a recuperação e a transferência da informação para toda a comunidade universitária, de forma atualizada, ágil e qualificada, visando contribuir para a formação profissional do cidadão, colaborando, dessa forma, no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade como um todo”.
A Gráfica UEL surgiu em 1994 com o intuito de atender as demandas de órgãos da UEL.
Atualmente atende também a comunidade externa, com preços competitivos em seus
produtos e serviços.
A equipe conta com colaboradores e designers capacitados, comprometidos com a qualidade
das impressões entregues.
O projeto de prestação de serviços/PAS visa a ampliar a atuação da Editora da Universidade Estadual de Londrina, em suas atividades fins, oferecendo à comunidade universitária da UEL, à comunidade acadêmica de outras instituições de ensino superior e à comunidade externa todo o aporte necessário para a produção e para divulgação de suas produções editoriais, objetivando a ampla disponibilização do conhecimento produzido à sociedade.
O Programa de Ação Cultural da Casa de Cultura é desenvolvido por meio de atividades de formação, produção, fruição e difusão cultural, assim como de cessão de uso dos espaços do órgão para eventos artístico-culturais. As ações são desenvolvidas em vários espaços da cidade de Londrina e região e a população-alvo constitui-se na comunidade em geral, incluindo a comunidade universitária.
Com uma programação que privilegia o melhor da MPB e abre espaço para os novos valores da música brasileira que se destacam pela qualidade, mas que não têm acesso às emissoras comerciais. O trabalho desenvolvido por diversos colaboradores possibilita uma diversidade que vai da ópera ao hip-hop, passando pelo jazz, samba, música caipira, choro, rock, música contemporânea, música clássica e bossa-nova.
Projeto voltado à viabilização de apoio cultural por parte de organizações e empresas da iniciativa privada a apresentação de projetos, programas nas diferentes mídias utilizadas da TV UEL, emissora cultural e educativa da Universidade Estadual de Londrina, que irá atender a todos os interessados com inserções nos programas Repórter Uel, Uel Cidadania, Cursos de A Z, Especiais e Você Conhece. cujo os internautas podem acessar o site da TV no endereço: http://www.uel.br/tv/site/ No Youtube https://www.youtube.com/user/tvuel e no Facebook. No endereço: https://pt-br.facebook.com/TV-UEL-136540299749935/.
A produção artesanal do bioinseticida da UEL atende a prefeituras e empresas que mantêm com a UEL contratos de prestação de serviços. Entre as prefeituras atendidas estão as dos municípios paulistas de Adamantina, Tupã e Ourinhos. O produto desenvolvido na UEL é usado em lagoas de tratamento de efluentes. "O preconizado é que o controle e um bom monitoramento sejam feitos a cada três meses onde a larva se reproduz, porque aponta para a infestação do mosquito", diz João Zequi.
As análises de combustíveis visam atender as distribuidoras de combustíveis de Londrina e região, postos de combustíveis, a Promotoria Pública e público em geral.
Os parâmetros analisados são:
Gasolina: densidade, ensaio de destilação e teor de álcool;
Álcool combustível: densidade, teor de álcool, condutividade, teor de hidrocarbonetos e pH;
Álcool anidro: densidade, teor de álcool, condutividade e teor de hidrocarbonetos;
Óleo diesel: densidade, ponto de fulgor, condutividade, teor de biodiesel e teor de água;
Biodiesel: densidade, ponto de fulgor, índice de acidez, estabilidade oxidativa a 110°C e teor de água;
Carvão vegetal e mineral: análise imediata;
Óleo lubrificante: viscosidade e índice de viscosidade.
O objetivo é fornecer orientações para a descontaminação microbiológica da água e propiciar aos consumidores uma fonte de água segura para o consumo. Ao procurar o Laboratório de Bacteriologia, serão fornecidos aos consumidores os frascos esterilizados para as coletas de amostras de água, bem como orientações para a coleta, armazenamento e transporte das mesmas.
As análises cromatográficas e espectrométricas constituem as bases dos processos de controle de qualidade tanto dos produtos finais como substratos de partida ou intermediários nos processos químicos. Tais rotinas são empregadas por indústrias diversas como, por exemplo, bebidas, alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos agro-veterinários, produtos químicos, e etc. As técnicas são realizadas de acordo com as normas pré-estabelecidas pelos órgãos reguladores de cada produto.
A água é um recurso natural indispensável para manutenção da vida e o controle de qualidade da água consumida pela população é de grande importância, considerando que a presença de contaminantes pode provocar sérios problemas de saúde. Além disso, o despejo nos rios ou no solo de águas residuárias industriais com composição em desacordo com as normas estabelecidas pela legislação vigente pode provocar a contaminação ambiental. Este projeto tem como objetivo geral a continuação dos serviços de análise de águas para o atendimento à população e empresas da região metropolitana de Londrina que necessitem de consultoria, assessoria e/ou treinamento de pessoal. Esses serviços poderão ser realizados in-company, incluindo análises físico-químicas de águas para consumo humano ou animal e águas residuárias.
A prestação desse tipo especializado de serviço por meio de um PAS conveniado possibilita rapidez na aquisição de material de consumo utilizado nas técnicas laboratoriais, a opção por marcas de consumíveis já padronizadas nas metodologias laboratoriais, calibração e manutenção de equipamentos por empresas especializadas e com exclusividade, além da aquisição de equipamentos de pequeno e médio portes. Ainda como saldo positivo de maior importância que os anteriores, o PAS em Saúde Animal disponibiliza, particularmente ao Laboratório de Virologia Animal, diversos tipos de material biológico provenientes de animais de produção criados em todas as regiões geográficas brasileiras. Esse material tem sido ao longo dos anos utilizado no desenvolvimento de projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso de graduação, de Residência em várias áreas da Medicina Veterinária Preventiva, dissertações (Mestrado) e teses (Doutorado) do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal / UEL.
Este programa tem por objetivo atender a Sociedade das seguintes formas: Amparar técnica e cientificamente a Sociedade Civil, Empresas e Indústrias da Região Norte do Paraná em temas relacionados à análise de estruturas cristalinas por difração de raios X, ciência dos materiais, tecnologia de vácuo, sistemas ópticos e eletroquímicos, novos materiais e materiais particulados, controle de materiais perigosos e soluções em linhas de produção. Também apoia empresas que busquem inovação tecnológica, desenvolvimento de laboratórios próprios, aprimoramento de produtos e processos, certificações, além de fomentar a interação entre universidade e setor produtivo e a formação técnica de mão de obra qualificada.
O programa tem como objetivo subsidiar o ensino de ciências com enfoque em morfologia, para diferentes níveis educacionais, desde a educação infantil até a pós-graduação. As atividades incluem palestras sobre material didático, atendimentos práticos com peças anatômicas, empréstimos de materiais para eventos e visitação ao Museu de Anatomia Prof. Carlos da Costa Branco. O programa também apoia alunos do ensino médio, graduação, pós-graduação, além de voluntários e técnicos em formação.
Com a obrigatoriedade legal de revisão dos planos diretores e de transporte nos municípios paranaenses, o PAS em Planejamento Urbano da UEL visa suprir a carência de profissionais especializados. O projeto conecta o conhecimento acumulado da universidade com as demandas municipais, promovendo a transferência de conhecimento nas áreas de planejamento e gestão urbana.
O projeto objetiva assessorar governos em todas as esferas no planejamento aeroportuário, por meio da elaboração e/ou revisão de planos diretores de aeroportos, planos de proteção de aeródromos e projetos de infraestrutura conforme as legislações federal e estadual. A atuação abrange todos os municípios brasileiros que atendem às exigências legais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social regional.
Os serviços prestados pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (GEMA) incluem projetos, consultorias e diagnósticos ambientais e territoriais nas áreas de Geologia, Geomorfologia, Hidrologia, Pedologia, Geoprocessamento, Paleontologia, Sensoriamento Remoto, Topografia e Planejamento Ambiental e Regional. O público-alvo são empresas públicas e privadas, prefeituras e ONGs, com impacto regional e local, auxiliando no ordenamento e planejamento territorial com base em zoneamentos e diagnósticos técnicos.