Página InicialInformações InstitucionaisParceiros: Cursos, Programas e Projetos atuaisDownloadsFale conosco: E-mails, telefones, nomes e endereços para correspondências.

                                                      

 ■ GEES - Grupos de Estudos sobre Educação Sexual - 2013 (14ª Edição):

 ■ AGUARDE: A próxima edição do GEES está prevista para maio de 2013.


Público-Alvo:

Professores dos vários níveis de ensino, profissionais da Educação, da Saúde e da Ação Social, bem como outras áreas interessadas na Educação Sexual e licenciados de todos os cursos.

Local de Realização:

Universidade Estadual de Londrina – Campus Universitário - CCB (Centro de Ciências Biológicas)


Objetivo Geral:

Os Grupos de Estudos pretendem oportunizar aos participantes:

  • conhecimento sobre a fundamentação teórico-científica da Educação Sexual;

  • reflexão sobre seus próprios valores, atitudes e sentimentos ligados às questões sexuais, com vistas ao exercício de superação de possíveis sentimentos negativos, tabus e preconceitos pessoais;

  • aprendizado sobre estratégias de ensino da sexualidade;

  • conscientização para a participação nos trabalhos no combate à homofobia, ao abuso e à violência sexual e outras formas de opressão.

Conteúdos Programáticos:

  • Fundamentos básicos da Educação sexual: conceito de sexualidade; por que e para que ensinar sobre sexualidade; papel da escola e da família; interação família-escola; papel do professor; abordagens de Educação sexual; Estratégias de ensino.

  • História da sexualidade e da Educação Sexual: breve histórico da sexualidade no Ocidente e no Brasil; história da Educação Sexual no Brasil.

  • Conteúdos específicos de sexualidade: masturbação, sexo pré-conjugal; DST e AIDS; diversidade sexual (LGBTT); relações de gênero; abuso sexual; aborto; iniciação sexual dos adolescentes.

  • Complementos: sexualidade da pessoa com deficiências mental e física; educação sexual e projeto político de leiturização.

Coordenação:

Profª Drª Mary Neide Damico Figueiró
Professora Sênior do Departamento de Psicologia Social e Institucional

Outras Informações:

FAUEL - (43) 3321-3262


 

Acesso ao site da UEL